Eu quero fazer um blog, socorro! - um guia de como criar um blog


 Quando criei este blog, queria apenas um lugar para botar toda a informação cultural que tenho, um lugar para esvaziar e organizar as coisas na minha cabeça, não imaginava que alguém iria realmente se interessar. Mas depois um mês e meio, começaram a vir amigos meus dizendo que amavam o Glitter Punk e eu tinha inspirado eles a criarem um blog também, mas eles não sabiam por onde começar e queriam minha ajuda. Pois bem, como a procura foi relativamente alta, decidi fazer um mega guia sobre tudo que sei aqui para vocês! Vamos começar.

 Escolhendo o assunto


 Antes de qualquer coisa, você tem que decidir sobre o que quer falar. Moda? Música? Livros? Filmes? São vários, você pode misturar alguns como eu faço, mas se focar em algo principal. Mas nunca faça um blog sobre qualquer assunto, do tipo que posta notícia de assassinato em cidade pequena e também faz resenha de CD da Katy Perry (é, eu já um mais ou menos assim), isso fica confuso e desinteressante. Se o seu blog for sobre livros, por exemplo, mas de vez em quando você achar algo de outro assunto que considera interessante postar também, faça isso sim. É sempre bom mudar um pouco.


 O nome


 Sinceramente, a pior parte pra mim. Para aqueles, como eu, que tem uma enorme dificuldade para dar títulos, vai ser realmente uma chatice. No caso do Glitter Punk, para quem não sabe, veio a partir de uma conversa minha com um amigo, quando brincamos de inventar nomes para nossos estilos. O que eu posso dar de dica é: se inspire em coisas realmente significativas para você (parece bobo, mas Glitter Punk significa mais pra mim, anyway) e relacionadas ao assunto.

 A plataforma


 Existem mais de uma plataforma para se criar um blog, as mais famosas são o Wordpress e o Blogger. Pessoalmente, sempre preferi o Blogger pela enorme vantagem de poder editar o código inteiro do blog, você pode mexer em tudo do jeito que quer. Já li em muitos lugares que o Wordpress é melhor, que era tudo mais fácil, mesmo não podendo personalizar direto no código e tudo mais; tentei fazer um blog lá uma vez e não consegui, me irritava muito não mexer em código. Se você nunca mexeu com blogs antes, talvez o Wordpress seja a melhor opção, mas como eu só tenho conhecimentos no Blogger, só falarei dele. 

 O layout

 
 O que diabos é layout? Basicamente, para quem não sabe, é a aparência do blog, cores, posição de elementos, etc. Muitos me perguntaram como eu fiz o meu e eu respondo "fui fuçando em um monte de blogs sobre isso". Eu mexo com blogs desde os 10 anos (daqui a pouco faço 16) e sempre me encantei com esse negócio de editar HTML (código) que acabei aprendendo a ler um pouco. Você também pode pegar um layout grátis, disversos blogs fazem isso. De qualquer modo, eu vou deixar aqui uma lista de tutoriais para você começar (se você tiver escolhido o Blogger como plataforma) e a partir daí vá xeretando mesmo:


 O cabeçalho


 Essa é uma parte do layout que merece ênfase, pois é o que vai mais marcar o seu blog. Pode ser só um texto e com efeitos legais, como no GP, ou você pode utilizar ilustrações. Eu fiz o meu no Photofiltre, utilizando um fundo transparente. Isso é algo que basta treino e criatividade. Uma dica: preste atenção nas medidas do cabeçalho e do blog. Para colocar depois no blog vá em Layout > Editar Cabeçalho > faça o upload da imagem criada e marque a opção "em vez do título e da descrição", depois é só salvar.


 Começando a postar


 A primeira vez é sempre a mais difícil, como dizem, e isso não é diferente quando alguém vai fazer a primeira postagem. Eu enrolei horas só pensando no que eu iria falar aqui pela primeira vez, mas o que você deve dizer é: quem é você, interesses, por que está criando o blog, ideias e alguma outra coisa que achar de relevante. Depois do primeiro post, começam a vir um milhão de ideias sobre o que você quer falar, mas comece com coisas menos relevantes, blogs começam com você e sua mãe lendo. As ideias que você achar mais interessantes, deixe para quando tiver mais leitores. Agora algumas dicas sobre postagens:

- SEMPRE, eu repito, SEMPRE escreva direito, ninguém gosta de ler algo (fora um chat) que a escrita esteja errada; o que leva a:
- NUNCA use abreviações de coisas do tipo "pq" ou "td", é horrível e já vi isso acontecer várias vezes, então achei que precisava de ênfase
- Procure ilustrar os posts, isso chama a atenção do leitor
- Coloque em negrito ou em outra cor palavras que você achar importante

 Divulgando


 O melhor lugar para divulgar o seu blog (pelo menos foi pra mim) é o Facebook. Há centenas de grupos só para divulgação de blogs e só de você compartilhar postagens em alguns deles já trazem alguns leitores. Para começar, sugiro divulgar entre família e amigos, pedir também a eles que ajudem a espalhar o blog por ai. 

 Algumas outras dicas


- Procure sempre estar bem informado sobre o que disse no post, às vezes não fomos tão fundo ou partimos de uma fonte falsa
- Faça parceria/afiliações: consiste em trocar links com outro blogs, comentarem um no outro e ajudarem na divulgação
- Tenha uma página do seu blog no Facebook, traz retorno
- O layout deve ser caprichado, ninguém gosta de entrar em um blog com layout feio e confuso
- Organize sempre o blog com tags, índices, o que for que torne fácil o acesso para posts mais antigos
- Ter um blog requer dedicação e amor por fazer, não se surpreenda de estar sem vontade às vezes, é normal
- Você não terá 10 mil visitas na primeira semana, a quantidade de leitores depende do blog e da divulgação
- Tenha paciência e determinação
- Anote sempre as suas ideias para posts, é muito útil para quando estiver sem criatividade

 Bom, basicamente é isso, não sei mais o que dizer, qualquer dúvida clique na aba Contato.

6 comentários:

  1. Todas as dicas são realmente muito úteis! Muito bom.
    http://blowtanica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Passei no seu blog pra dar uma olhada! Seguindo! bjs

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas! foram bem úteis pra mim,que estou começando.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas suas dicas, acho que uma boa divulgação rende bons frutos.
    Beijos.
    http://blogdafrancoise.com/

    ResponderExcluir
  5. uau.. blog lindo... e amei as dicas... vc leva jeito!! ;) parabens.. seguindo!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...